Por que intercâmbio?

Quando eu comecei a pensar sobre fazer intercâmbio, uma das primeiras coisas que fiz (depois de ler vários blogs) foi jogar no google "Por que fazer intercâmbio"?
Eu já sabia que isso me ajudaria MUITO em questão do inglês, amadurecimento e coisas do tipo, mas eu queria saber mais, queria ter a certeza de que isso era, realmente, uma boa ideia. 


Lembro-me que na época eu li um texto muito bom, até cheguei a mostrar para a minha mãe quando fui conversar com ela sobre. Infelizmente não achei o tal texto pra postar aqui, mas em compensação, achei um outro bem interessante que fala direitinho sobre a proposta do intercâmbio, acho que pode ajudar quem ainda não amadureceu a ideia ou até mesmo quem quer convencer os pais. 


                                                             
                                                                              Por que Intercâmbio?


"Tá, já sabemos que fazer intercâmbio hoje em dia é importante porque o inglês é mais do que necessário e para as empresas é um diferencial ter morado em outro país. Mas, se fosse só por isso nós não gastaríamos tanto em uma viagem como essa, poderíamos arrumar um namorado estrangeiro ou nos enfiar em uma casa de estrangeiros por algum tempo, que aprenderíamos inglês da mesma forma, não é?
É claro que a gente prefere a outra opção! Agora a pergunta é, por que?
Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país estudar ou trabalhar.  Ter uma experiência em outro país transforma sua visão de mundo, amplia sua cultura, faz você rever seus valores e abre sua cabeça para novas ideias e crenças.
Viver sempre em um mesmo lugar pode ser seguro e confortante, mas de certa forma nos fecha para o resto do mundo e não permite enxergar outros pontos de vista e questionar nossas verdades.
Morar em outro país, com pessoas desconhecidas, tendo contato com uma cultura nova, nos faz prestar mais atenção ao que está a nossa volta e ver com outros olhos o que é certo e errado, além de acabar com muitos preconceitos. Ficamos mais abertos a novas experiências, a arriscar, a fazer novas amizades, a conhecer lugares exóticos.
Quando se volta de um intercâmbio, voltam também novas opiniões e visões sobre política, economia, sociedade, responsabilidades, consciência social e ambiental, etc. Descobre-se novas formas de encarar e resolver problemas, de lidar com determinadas situações. Isso nos faz crescer profissionalmente, pessoalmente e emocionalmente também.
Além de tudo isso, fazer intercâmbio deixa o jovem mais independente e confiante. Ele precisa passar por tudo sozinho, sem amigos ou família por perto para ajudar. O jovem aprende a se virar e a conseguir o que busca por seus próprios méritos. E descobre melhor quem ele é de verdade, e o que ele espera do seu futuro."
                                                                                                                                            (por: Dr. Britto) 

Espero que tenham gostado! Vocês podem conferir o post original do blog "Mais Estudo", clicando aqui.

                "Às vezes, é preciso se aventurar fora do seu mundo para se encontrar." 

Nenhum comentário: